Nossa História

História da ARESC

“Convido as empresas interessadas para participarem da assembléia geral de fundação da ‘Associação das Retíficas do Estado de Santa Catarina’ a realizar-se às quatorze horas do dia quatorze de agosto de mil novecentos e oitenta, na sede social da Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga, na cidade de Blumenau."

Esse foi o passo inicial para o que seria a promotora de união entre as retíficas de nosso estado. Com aproximadamente 18 retíficas, começava a se por em prática a necessidade latente no dia-a-dia de cada retificador catarinense.

Comandada inicialmente pela comissão provisória, tendo como presidente Bernard Van de Menne o advogado Elimar Baumgarten (in memorian) secretário na ocasião, contando com o apoio das associações dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, as quais contribuíram com seus estatutos já elaborados, sendo este adequado as realidades de nosso estado.

No dia 14 de agosto de 1980 deu-se início à ARESC, tendo como membros da primeira diretoria:

  • PRESIDENTE: BERNARD VAN DE MEENE  – ACISA.
  • VICE PRESIDENTE: ROLF WERNER – A.GARTNER LTDA.
  • SECRETÁRIO: UDO PAUPITZ – CASA AZUL LTDA.
  • TESOUREIRO: ADEMIR A. CORREIA – REMOCO
  • CONSELHO FISCAL: PAULO TONIOLO – DVA VEÍCULOS
  • CONSELHO FISCAL: ARNO GARTNER  – A.GARTNER LTDA (in memorian)
  • CONSELHO FISCAL: NEREU MARTINELO – RET.NEREU (in memorian)
  • CONSELHO FISCAL  SUPLENTE: NERY POCAI – RET.POCAI
  • CONSELHO FISCAL  SUPLENTE: MANOEL SALVATTO PEREIRA – NELINHO  – RET.NELINHO (in memorian)
  • CONSELHO FISCAL  SUPLENTE: WALDEMAR KOENTOPP – DDA VEICULOS (in memorian)

ENTIDADES PRESENTES, QUE FORAM GRANDES APOIADORAS:

  • PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS RETÍFICAS DO ESTADO DE S.P:   GERALDO SANTO MAURO (in memorian);
  • PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS RETÍFICAS DO ESTADO DO R.S.:    HERNANI ROBIN;
  • PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS RETÍFICAS DO ESTADO DO P.R.: Dr. LINEO RISTOW.

GRANDES INCENTIVADORES E APOIADORES:

  • FIALHO REPRESENTAÇÕES LTDA.:  SEVERINO FERREIRA FIALHO
  • INDÚSTRIA PAULISTA DE CORTIÇAS:  ALBERTO A. DOS SANTOS
  • REPRESENTANTE DA MERCEDES BENZ: HARO GRUTZMACHER

O Sr. Bernard Van de Menne assume a difícil missão de guiar os primeiros passos da associação, permanecendo como presidente de 1980 a 1982, seguido por Nereu Martinello que presidiu a associação de 1982 a 1987. Anos muito intensos, pois a associação começava a crescer, e com cada um de seus componentes buscava atender as necessidades do ramo, nem sempre num clima tão amistoso, principalmente quando o assunto era preço, mas após muitas discussões e ajustes saem as primeiras listas referencias.

A ARESC sempre esteve atenta às realidades do mercado a sua volta e com isso sempre se preocupou em atualizar seus associados sobre as mudanças dos motores, entrada de novos combustíveis, mudança de moeda, criação de certificados e tantas outras, sempre em busca de atender as exigências dos consumidores e dos próprios retificadores. Partilha de experiências, formações em cada assembléia, participação em feiras, congressos, cursos em montadoras, viagens ao exterior em busca de novos maquinários, viabilizando a atualização do setor que crescia e cresce a cada dia.

A figura do presidente, juntamente com sua diretoria foi sempre peça chave ao longo da história da associação. No ano de 1988 assume a presidência da associação o Sr. Udo Paupitz, seguido do Sr. Juan Carlos dos Santos no ano de 1989. Neste período estruturou-se o Código de Ética da associação. Dando continuidade aos trabalhos, em 1990, assume o Sr. Clóvis Bizzani, seguido em 1991 pelo Sr. Flávio Demarco e no ano de 1993 assume o Sr. Raimundo Scarduelli.

O Presidente José Borges Jabor esteve à frente da ARESC de 1995 a 1997, sendo que em 1998 assume o Sr. Rubens Cézar Secchi, dando grande atenção a tornar visível o ramo de retíficas e juntamente com seus associados buscou criar propagandas para a divulgação da associação, valorizando o trabalho de seus associados, seja através da mídia escrita ou televisiva. Em seguida, no ano de 1999, o Sr. Ernani Ricardo Fezer deu continuidade aos trabalhos. No ano de 2001 assume o Sr. Ivo Ruckert, juntamente com sua diretoria, a presidência permanecendo até 2003, seguido pelo Sr. Marcos César Rampazzo no ano de 2004 e 2005.

O clima no decorrer destes anos permanece na busca de benefícios e direitos de seus associados, assumindo novas linhas de frente na ARESC, implantando novas gestões com o objetivo de aumentar a participação nas reuniões, sempre em um clima familiar e de muita amizade.

A “Garantia Pós-venda” foi uma grande conquista da associação nesse período, onde as falhas encontradas por nossos associados são discutidas e apontadas soluções aos fabricantes, aumentando a qualidade de nossos serviços. Ainda nesse espírito, a ARESC projetou o óleo lubrificante ARESC, preparado para as adversidades climáticas, com aditivos especiais e para as diferentes maneiras de trabalho dos motores. Retornando aos nossos presidentes, em 2006 assume o Sr. José Irlandi Fellipi até 2007. Dando sequência a condução da associação toma a frente o Sr. Luiz Carlos Serafim, e em 2010 o atual presidente Sr. Anselmo Scarduelli.

Hoje, após 30 anos de associativismo e com mais de 40 associados, contando com o apoio de empresas sólidas e idôneas do mercado como patrocinadores, percebemos que com trabalho árduo, dedicação constante e comprometimento com o segmento, nossa associação pode colocar em prática o seu objetivo primeiro: “Congregar os seus associados, estimulando-os na prática da solidariedade profissional, com informações técnicas, garantia estadual e a prática de preços justos.”

“ UNIDOS SEREMOS CADA VEZ MAIS FORTES ”

Develop Your city with your Business

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis et feugiat mi. Sed lacinia euismod. Duis et feugiat mi. Sed lacinia euismod.
Start a Business
But I must explain to you how all this mista en idea of denouncing.
Manage a Business
But I must explain to you how all this mista en idea of denouncing.
Grow a Business
But I must explain to you how all this mista en idea of denouncing.

Licences and Permit

Contact your city's business license department to find out about getting a business licensewhich essentially grants you the right (after you pay a fee, of course) to operate a business in that city. When you file your license application, the city planning or zoning department will check to make sure your area is zoned for the purpose you want to use it for and that there are enough parking spaces to meet the codes.
Feature Box Image
Marketing Analytisis
Inventore veritatis et quasi archite cto beatae vitae dicta sunt.
Feature Box Image
Monitoring & Planning
Inventore veritatis et quasi archite cto beatae vitae dicta sunt.

Doing Business

Regulation exists to protect workers, public safety, businesses, and investments. But inefficient or inadequate regulation can stifle entrepreneurial activity and business growth and impact the ease of doing business.

It takes over 200 hours to complete export border requirements for maritime transport in Cameroon and Côte d’Ivoire.
Business Strategy
85%
Marketing policy
95%
User Research
98%

Latest News

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit